Bitcoin

Bitcoin

O que é o Bitcoin?

Um Bitcoin é basicamente uma moeda, um tipo de dinheiro mesmo, que pode ser usado para transações, compra e venda pela internet. A moeda circula exclusivamente na forma digital e é descentralizada, ou seja, não existe de forma física e não é controlada por nenhum país, governo ou banco central.

Criado em 2009 por um ou mais programadores, conhecidos apenas pelo pseudônimo de Satoshi Nakamoto, o bitcoin tinha o objetivo de descomplicar as negociações na internet. E é assim mesmo que elas acontecem: diretamente entre as duas partes envolvidas, sem a necessidade de intermediação de terceiros, como bancos, por exemplo.

Mas então deve ser um sistema bagunçado e inseguro, certo? Errado. O bitcoin circula por uma rede extremamente segura e protegida, que vamos explicar agora como funciona.

O que é Bitcoin para que serve?

O Bitcoin é um ativo digital, utilizado para comprar e vender produtos e serviços pela internet. Diferente de outras moedas, como o real ou dólar, o Bitcoin hoje só existe no meio virtual, sendo guardado em uma carteira digital. A criptomoeda surgiu em 2009, como uma forma de facilitar as negociações pela internet.

Como funciona o Bitcoin passo a passo?

Como funciona o bitcoin? O bitcoin é negociado na internet em uma rede própria, a blockchain: um banco de dados onde são registradas todas as transações bitcoin entre os participantes da rede. Ainda, o bitcoin é descentralizado e aberto (embora as informações dos participantes sejam anônimas).

Como funciona o Bitcoin?
Um bitcoin (ou uma parte dele) é representado por um código complexo que ninguém consegue alterar. Então, quando alguém compra um bitcoin, é esse código que a pessoa está comprando.

As negociações com a moeda acontecem através da Blockchain, uma rede segura que funciona com criptografia. Daí o termo criptomoeda, ou criptoativo. A criptografia é uma forma de embaralhar as informações, de forma que só quem tem uma chave específica pode decifrar o conteúdo. Ou seja, só quem comprou e quem vendeu consegue ter acesso.

Na Blockchain, todas as transações já realizadas ficam armazenadas, e as futuras negociações são controladas, protegendo o sistema de fraudes. O registro e a validação dessas negociações são feitos por pessoas que usam computadores específicos, super potentes, para checar se está tudo certo com as duas partes da negociação. A recompensa por essa mediação é nada mais, nada menos, que unidades de bitcoins.

Mas nem todos ganham a recompensa. O bitcoin tem unidades limitadas: são até 21 milhões de moedas, lançadas pouco a pouco.

Vamos então pensar em uma transação como se ela fosse um metal precioso, protegido por uma equação matemática gigantesca: Só o primeiro que conseguir, por meio de milhões de cálculos, resolver essa equação, é recompensado com bitcoins. Por isso, esse processo é chamado de mineração.

Minerar bitcoins pode parecer interessante, mas necessita de investimento alto e muito tempo, uma vez que os computadores específicos para mineração custam caro. Essa é só uma das formas de ter bitcoin como parte dos investimentos. Existem também outros produtos e outras criptomoedas no mercado.

Um dos maiores benefícios do Bitcoin é a sua capacidade de transferir rapidamente grandes quantidades de valor a nível mundial sem a necessidade de intermediários. Embora possa ser relativamente caro enviar uma pequena quantia de BTC devido às taxas, também é possível enviar milhões de dólares a baixo custo.

Melhores Cursos para Aprender a Investir em Bitcoins e Criptomoedas