Como Montar um Negócio Lucrativo com Baixo Custo e Risco Zero

Descubra como Montar um Negócio Lucrativo com Baixo Custo e Risco Zero empreendendo online.

Cada vez mais pessoas sonham em ter um negócio próprio não apenas para se dedicar a fazer algo que gostam, mas também para ter mais liberdade com seu tempo e seu dinheiro.

No entanto, apesar do aumento do número de pessoas com esse espírito empreendedor, nem todas têm um profundo conhecimento do que significa empreender e não conhecem bem as vantagens, desvantagens, como iniciar um negócio e que tipo de negócios lucrativos podem ser desenvolvidos.

Por esse motivo, vamos explicar quais são os prós e contras de ter seu negócio próprio, além de dar várias dicas para quem quer começar neste mundo.

O que é empreendedorismo digital?

empreendedorismo digital
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Empreendedorismo digital é a criação de negócios baseados na internet, que oferecem produtos ou serviços online.

“Nada mais é do que utilizar o meio digital (internet) e desenvolver um modelo de negócio, para oferecer um produto/serviço diferenciado e obter lucro”, define Marcio Peres, no livro Como ganhar dinheiro na internet (Revolução eBook, 2015).

Exemplos de empreendedorismo digital incluem blogs, venda de infoprodutos e e-commerces.

Trata-se de um tipo de empreendedorismo que prioriza a tecnologia e a inovação, de modo a oferecer soluções para os consumidores de maneiras criativas e utilizando os meios digitais como ponte até o cliente.

No livro Digital Entrepreneurship (Routledge, 2019), Jonathan Allen define o termo como o empreendedorismo que é afetado ou aproveita a vantagem da transformação digital dos negócios e da sociedade.

“O empreendedorismo digital oferece a promessa de capacitar as pessoas a fazer mais no mundo, tornando a criação de novos empreendimentos mais inclusiva e democrática”, aponta o autor.

De acordo com André Telles e Carlos Matos, no livro O empreendedor viável (Leya, 2013), o empreendedorismo digital surgiu como um passo da cultura de mercado globalizada e como uma resposta a crises nos mercados financeiros em todo o mundo.

“Centenas de milhares enriqueceram ou recuperaram suas vidas com o uso da rede e seu novo potencial”, relembram os autores.

Por que ser um empreendedor digital?

empreendedor digital
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Está em dúvida se você deve ser um empreendedor digital?

Confira algumas razões para investir nesse tipo de atuação.

Crescimento do ambiente virtual e facilidade de acesso à internet
Atualmente, todo consumidor está na internet, não é mesmo?

No Brasil, por exemplo, de acordo com o IBGE, havia 116 milhões de pessoas conectadas em 2016.

E a tendência é que o ambiente virtual cresça cada vez mais, permitindo que os negócios virtuais tenham alcance ainda maior.

Negociações dinâmicas
Como a empresa funciona por meio da internet, as negociações e transações podem ser feitas digitalmente.

Com os parceiros de negócios, as reuniões podem ser feitas virtualmente.

Em relação aos clientes, elimina-se a necessidade de vendedores e dos encontros presenciais para apresentar produtos, uma vez que a vitrine é uma página na internet.

Facilidade de atingir muitas pessoas
No empreendedorismo digital, não existem barreiras geográficas.

Ao contrário de negócios físicos, o produto é vendido digitalmente e, por isso, pode ser consumido por qualquer pessoa de qualquer lugar no mundo.

Nesse caso, marketing e publicidade também permitem que você direcione o alcance do negócio para o público-alvo de maneira assertiva.

Investimento inicial e custos de operação reduzidos
De forma geral, o investimento inicial e os custos de operação de uma empresa digital são reduzidos.

Isso porque os gastos incluem internet e computador, mas não há obrigatoriedade de um espaço físico e de uma equipe grande.

Essa vantagem torna o negócio menos arriscado, o que dá mais segurança para o empreendedor na hora de testar uma ideia no mercado.

Pensando em empreender?

Cada vez mais pessoas sonham em ter um negócio próprio não apenas para se dedicar a fazer algo que gostam, mas também para ter mais liberdade com seu tempo e seu dinheiro.

No entanto, apesar do aumento do número de pessoas com esse espírito empreendedor, nem todas têm um profundo conhecimento do que significa empreender e não conhecem bem as vantagens, desvantagens, como iniciar um negócio e que tipo de negócios lucrativos podem ser desenvolvidos.

Por esse motivo, neste post, vamos explicar quais são os prós e contras de ter seu negócio próprio, além de dar várias dicas para quem quer começar neste mundo.

Vantagens de ter um negócio próprio

Vantagens de ter um negócio próprio
Vantagens de ter um negócio próprio

A partir de agora, você verá as vantagens de empreender e dizer adeus aos chefes e horários fixos de trabalho para sempre!

Você não precisa seguir as ordens de um chefe

Quando você empreende em um novo negócio físico ou pela internet, existe a vantagem de ser seu próprio chefe e alcançar a tão desejada autonomia no trabalho.

Você mesmo pode organizar suas pautas, tarefas e atividades de acordo com seu ritmo de trabalho, preferências e disponibilidade.

Ser seu próprio chefe permite que você descubra a metodologia de trabalho ideal para você e aprenda algo que talvez nunca imaginou fazer.

Você escolhe seus horários de trabalho

Outra das grandes vantagens que você tem quando empreende e cria seu próprio negócio é poder escolher seus horários de trabalho e combinar a vida pessoal, familiar e profissional.

Mas isso é algo que deve ser feito com muito cuidado!

O fato de não ter um horário a cumprir pode ser tentador para fazer muitas outras tarefas e deixar de lado o trabalho. Por isso, recomendamos que você aproveite essa flexibilidade de uma forma inteligente e aprenda a administrar muito bem seu tempo e priorizar as atividades de acordo com seus objetivos.

Você escolhe onde trabalhar

Quando você empreende, especialmente se você decidir criar algum tipo de negócio digital, poderá trabalhar em qualquer lugar do mundo.

Na sua sala, no seu quarto, na biblioteca mais próxima, no seu bar favorito ou até mesmo em um café com wi-fi em outro continnte. Qualquer lugar é perfeito para se inspirar e ganhar dinheiro.

Você pode criar algo que deixe uma marca

Empreender e ter um negócio próprio é uma grande oportunidade para criar algo que seja importante para você e que deixe sua marca no mundo.

Hoje em dia, existem muitos negócios lucrativos e iniciativas empresariais que, mais do que produzir dinheiro, buscam satisfazer uma necessidade, suprir algum tipo de carência e fazer com que a vida de seus clientes seja muito melhor.

Você pode se dedicar ao que gosta

Não há nenhum sentido em empreender em uma área que você não gosta, certo?

Quando você cria seu próprio negócio e trabalha em seu benefício, você tem a oportunidade de fazer algo que realmente gosta e que te motiva.

Existe algo mais gratificante do que isso?

Você pode ganhar muito mais dinheiro

É isso mesmo: ao empreender, você deixa de trabalhar pelo benefício econômico de outra pessoa e começa a ganhar mais dinheiro para você mesmo.

A princípio, a renda de seu negócio pode ser insignificante, mas, com o tempo, você começará a perceber que vale a pena.

Você toma decisões mais estratégicas

Ter seu negócio próprio ensina você a pensar mais sobre algo antes de executá-las e a tomar decisões mais estratégicas.

Uma má decisão pode lhe custar o sucesso de seu projeto de empreendedorismo!

Você tem mais flexibilidade para estar com sua família

Outra vantagem de ter um negócio próprio é que, se você se organizar bem e conseguir ser produtivo, terá mais flexibilidade para estar com sua família e amigos.

De fato, você pode se tornar um nômade digital e ganhar dinheiro pela internet inclusive enquanto viaja com seus familiares.

Custo de investimento baixo

Como acabamos de mencionar, essa é uma das principais vantagens do empreendedorismo digital.

Embora existam taxas associadas à proteção de um domínio e à criação de um site, elas são mínimas em comparação à locação e manutenção de instalações físicas.

Você vende para qualquer lugar

Lembre-se de que, na internet, não há limites geográficos.

Você deixa de vender apenas para o público de um bairro ou cidade para alcançar pessoas de todo o país ou até mesmo de vários locais do mundo.

Transações fáceis

Existe a possibilidade de configurar uma página segura no site em que os clientes possam pagar pelos produtos com cartão de crédito ou serviços de pagamento online, como PayPal.

Isso elimina a necessidade de enviar boletos de papel pelo correio ou lidar com dinheiro, e você receberá pagamentos rapidamente.

Crescimento rápido

Empreendimentos digitais crescem rápido, principalmente em nichos competitivos.

Embora seja raro que um negócio online se torne um sucesso instantâneo, é igualmente raro levar mais de dois anos.

Como ser um empreendedor digital?

Como ser um empreendedor digital
Como ser um empreendedor digital

Três dicas essenciais para ser um empreendedor digital.

Escolha um nicho de mercado

Se você vai iniciar um negócio, o ideal é que já tenha familiaridade com o nicho de mercado em que irá ingressar.

No empreendedorismo digital, isso faz todo sentido, uma vez que você terá um embasamento maior para refletir sobre as necessidades do consumidor e, a partir disso, inovar.

Ao escolher um nicho, encontre lacunas no mercado que você possa preencher e pense nas dores que o seu público deseja solucionar.

Elabore um plano de negócios

O plano de negócios ajuda na análise da rentabilidade do negócio, na identificação de oportunidades e na prevenção contra fatores externos que podem prejudicar os resultados.

Também inclui uma análise do mercado e da concorrência.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), trata-se de um documento que descreve por escrito os objetivos organizacionais e os passos para alcançá-los, diminuindo riscos e incertezas.

Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.

Monetize com a Monetizze

Monetizze
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Conheça a Monetizze

Não dá para deixar de lado a monetização do negócio.

Como você vai fazer dinheiro a partir do empreendimento?

Algumas opções incluem venda de infoprodutos e assinatura mensal de serviços.

Já no plano de negócios, você deve fazer essa definição, avaliando se a monetização compensa os custos de produção.

Como se tornar um empreendedor digital de sucesso?

Para se tornar um empreendedor digital de sucesso, desenvolva algumas características e hábitos para ajudar nessa jornada.

Quais as características de um empreendedor digital de sucesso?

São inovadores e visionários

Eles estão atentos às novas tecnologias, utilizam a criatividade para criar negócios e enxergam oportunidades no mercado.

Também estão por dentro das tendências no ambiente digital e, por meio da inovação, colocam suas ideias em prática.

Criam redes de contato

Empreendedores de sucesso sabem criar suas próprias redes de contato, com o objetivo de estabelecer parcerias e ampliar os negócios.

Para isso, eles utilizam a boa comunicação: “vendem” o negócio para outras pessoas e sabem explicar de forma clara como ele funciona.

São motivados

Ficar na zona de conforto não combina com empreendedores digitais que buscam o sucesso.

Pelo contrário: eles têm motivação para buscar novas maneiras de incrementar o negócio e satisfazer os clientes, mesmo que seja difícil fazer isso em um primeiro momento.

Também estão sempre engajados em aprender mais, testando algo novo e observando os resultados obtidos.

Sabem cobrar

Empreendedores de sucesso geram valor e cobram de acordo com isso.

Embora possa ser tentador inicialmente reduzir a concorrência a fim de fazer um nome para si mesmo, é quase sempre melhor definir preços que sejam sustentáveis ​​para o seu negócio no futuro previsível.

Conheça os hábitos de um empreendedor bem-sucedido

  • Ele cria uma rotina de trabalho para evitar a procrastinação e ser produtivo
  • Mesmo em home office, se arruma para manter a motivação
  • Faz atividade física para reduzir o estresse e a tensão
  • Está sempre em busca de conhecimento por meio de cursos, treinamentos, leituras e eventos na área
  • Sabe vender o seu peixe, com uma boa estratégia de marketing e acionando a rede de contatos.

Quais são os desafios do empreendedorismo digital?

Conheça três desafios do empreendedorismo digital.

Vender na hora certa

Em um negócio online, você precisa conduzir o consumidor no funil de vendas, desde o momento em que ele entra em contato com a marca pela primeira vez até se tornar cliente.

O funil é uma estratégia de inbound marketing que busca conduzir o cliente a comprar de você.

Competir por atenção online

Com acesso fácil aos consumidores na internet, também aumenta a competição por atenção e visibilidade. Uma vez que a atenção é conquistada, manter um acompanhamento requer cuidados constantes.

Pós-venda

Geralmente os empreendedores falham em satisfazer clientes que poderiam se tornar divulgadores da marca.

Atender à expectativa do cliente ajudará você a se destacar da concorrência. Proporcionar um ótimo atendimento ao cliente satisfará você e seus clientes.

Quais são as possibilidades de atuação para quem quer empreender online?
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Uma das vantagens de empreender online é que negócios digitais oferecem diferentes possibilidades de atuação.

Dessa forma, você pode encontrar um modelo de trabalho adequado às suas habilidades e preferências.

Em um artigo para o blog da Hotmart, a jornalista Ana Nogueira destaca cinco possibilidades.

Produtor de conteúdo

Redatores de materiais digitais em diferentes formatos, como e-books, videoaulas e podcasts, por exemplo.

Afiliado

Profissionais que divulgam produtos de terceiros em troca de comissões.

De acordo com a autora, esse tipo de atuação é altamente recomendado para quem já possui influência digital.

E-commerce

Inclui as lojas virtuais, que estão inseridas em um mercado em constante expansão, em conformidade com os hábitos de consumo ao redor do mundo.

Soluções tecnológicas

Startups são exemplos de negócios que podem começar online e, eventualmente, migrar para o ambiente físico.

Para isso, é preciso identificar um problema atual e criar uma solução, como softwares e aplicativos, por exemplo.

Influenciador digital

Profissionais que vivem de parcerias com marcas, apresentando seus produtos nos canais digitais em que atuam, como blogs e canais de YouTube, por exemplo.

10 maiores empreendedores digitais do mundo

Que tal se inspirar nos empreendedores digitais mais bem-sucedidos do mundo?

Jeff Bezos
É fundador e CEO da Amazon, um dos maiores e-commerces do mundo e pioneiro nas vendas pela internet.

O empresário já apareceu na lista da revista Forbes de 400 americanos mais ricos, somando uma fortuna de 160 bilhões de dólares.

Larry Page e Sergey Brin
Esses são os criadores do Google, o maior site de buscas do mundo.

Ambos estudaram Ciência da Computação na Universidade de Stanford, onde iniciaram o planejamento do negócio.

Até então estudantes, eles alugaram uma garagem em Menlo Park, na Califórnia, onde hoje fica o Vale do Silício, para desenvolver a pesquisa.

Mark Zuckerberg
Em 2004, em seu quarto na Universidade de Harvard, Mark Zuckerberg lançou o Facebook, hoje a maior rede social digital do mundo, com quase 2 bilhões de usuários.

Narayana Murthy
Um dos empresários mais bem-sucedidos do mundo, Narayana Murthy é um dos seis cofundadores da empresa de tecnologia indiana Infosys.

Um de seus grandes feitos foi inserir a Índia na competição mundial do desenvolvimento de software e ajudar o país a desenvolver outsourcing.

Romero Rodrigues
O brasileiro Romero Rodrigues é cofundador site Buscapé e do Buscapé Company, grupo digital de e-commerce criado em 1998.

O Buscapé foi vendido em 2009 para a Naspers, e hoje o empreendedor é sócio do fundo de investimento Redpoint eventures.

Wences Casares
Wenes Casares é um empreendedor digital argentino que fundou o portal financeiro Patagon, que recebeu investimentos de mais de um bilhão de dólares.

Hoje ele atua como membro do conselho do PayPal e CEO da XAPO, startup de carteira de bitcoin.

Reed Hastings
Reed Hastings é o criador da Netflix, o serviço de streaming que se tornou popular ao redor do mundo e que encerrou 2018 com 139 milhões de assinantes.

Jan Koum
Você provavelmente utiliza a criação de Jan Koum a todo instante: o aplicativo de mensagens WhatsApp.

Em 2009, ele fundou o aplicativo, que foi comprado por Mark Zuckerberg em 2014 por 22 bilhões de dólares.

Tony Hsieh
Fundador do e-commerce de calçados e roupas Zappo, Tony Hsieh vendeu o site para a Amazon em 2009 por mais de 1 bilhão de dólares.

Quer se tornar um empreendedor digital de sucesso?

O coaching é uma excelente ferramenta para ajudar nesse processo.

A partir de técnicas de coaching, as virtudes do indivíduos são potencializadas, e as suas vulnerabilidades são corrigidas.

Tudo isso é feito a partir de um plano de ação que tem no objetivo ou meta o ponto de partida.

Ou seja, primeiro se define o estado desejado, onde se quer chegar, e depois o coaching traça o caminho até ele.

Dessa forma, você pode desenvolver todas as habilidades que considera relevantes para iniciar a sua jornada no empreendedorismo.

O processo de desenvolvimento é feito com o apoio do coach, que dá suporte ao coachee para que eleve sua performance.

Alguns fatores que podem ser trabalhados com o coaching incluem motivação, produtividade, resiliência, foco e comprometimento.

Esses atributos são essenciais para começar um negócio, persistir diante dos desafios e superar adversidades ao longo da jornada.

Conclusão

Ao fim desta leitura, você já está pronto para dar os primeiros passos no empreendedorismo digital.

Antes de iniciar um negócio, determine o nicho de mercado, observe quais necessidades do público você irá suprir e desenvolva a solução ideal para os clientes.

Não subestime a importância do plano de negócios, pois ele é essencial para avaliar o mercado, a concorrência e o potencial da empresa.

Com base nas dicas acima, adote os hábitos e as características do empreendedor digital de sucesso.

E nessa jornada de empreendedorismo, lembre que o coaching é um excelente aliado.

Trata-se de uma alternativa que ajuda no desenvolvimento de competências, definição de metas e plano de ação para que o seu investimento traga retornos consistentes.

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