Como Montar um Negócio Lucrativo com Baixo Investimento e Risco Zero

Como Montar um Negócio Lucrativo com Baixo Investimento e Risco Zero
Como Montar um Negócio Lucrativo
Como Montar um Negócio Lucrativo

Negócio Lucrativo: Você quer ter um? Então Aprenda Como Montar um Negócio Lucrativo com Baixo Investimento e Risco Zero? Essa parece ser a pergunta mágica em que todos buscam a resposta mágica.

Não sei se você é um empreendedor, um aspirante a empreendedor ou até mesmo alguém sem nenhum tipo de experiência nessa área. Vou falar a minha visão sobre empreender baseado na minha história. Para simplificar ao máximo:

  1. Me formei em Desenho Industrial na UFRJ em 2000, nessa época tinha um PC Windows 95 em casa e um iMac no trabalho. Com conexão discada e para fazer os trabalhos tinha que transportar tudo em discos ZIP. Que para a época era o que tinha de mais moderno;
  2. Empreendi em uma loja de sucos e lanches achando que ia bombar, fechou em 4 meses e levou todas as minhas economias;
  3. Em 2005, eu e minha esposa montamos uma empresa de serviços de design, ilustração e infografia que fazia trabalhos para grandes empresas: Editora Globo, Editora Abril, Petrobrás, Vale, Fundação Roberto Marinho etc. Só trabalhos top, mas trabalhávamos no tradicional e era necessário virar noites para entregar tudo perfeito. Deu super certo;
  4. Nossa filha Gabriela nasceu e queríamos mais liberdade, tempo livre e dinheiro e resolvemos empreender e abrimos uma loja de moda infantil. SUCESSO! Bombou de vender. Isso era 2008;
  5. Com a crise impactando a vida de milhares de brasileiros, as vendas diminuíram e a partir de 2017 tornou-se um desafio administrar as contas da loja de forma saudável;
  6. A primeira coisa que vinha na cabeça era buscar um novo ponto e abrir uma outra loja. Nessa hora eu faço um chamado a reflexão e começa afinal o texto.

Empreender no Brasil não é para qualquer um!

Muitos que fecharam suas lojas colocam a culpa na crise, na economia, no governo. Enfim. O comércio tem características que só que vive conhece.

E uma dessas características é você cair dentro da operação que suga a sua alma e se esquece que o mundo ainda gira e tem muita coisa acontecendo. De verdade. Pra quem tem ou teve comércio, sabe que é punk.

Você ganha dinheiro, ops , quer dizer, ganhava, mas paga um preço muito alto também.

Fechei uma loja em 2018 e vendi outra em 2019. Ufa. O ar voltou a entrar nos meus pulmões. existe vida além da loja.

Então preste bastante atenção. Não existe comparação entre empreender no tradicional e no online. Vou citar alguns motivos. Tire suas próprias conclusões:

Empreender no tradicional é Punk:

  • Você precisa montar uma empresa no papel e de largada você já paga R$2.500,00 para ter um CNPJ;
  • Você precisa de espaço físico. Logo você encontra um ponto e com ele tem luva, aluguel, condomínio, IPTU, ar condicionado. Contrato normalmente de 5 anos.
  • Vai inaugurar? Arquiteto, material, obra, marcenaria;
  • Estoque. No barato você tem que dar uma carga de uns R$30.000,00 sem saber quanto vai vender;
  • Pra funcionar precisa de luz, água, telefone, internet, sistema de ERP, impressora de cupom fiscal, celular;
  • Quer segurança? Coloque um sistema de câmeras – BigBrother do capeta! E prepare-se para fortes emoções. Se tiver áudio então, aí é infarto fulminante!
  • Vai precisar dos melhores funcionários do mundo, lógico! Para isso agende entrevistas e surpresa: no país que tem o maior número de desempregados 80% que agenda não comparece! encontrou alguns abençoados? Vai contratar? Tem que assinar a carteira antes dele pisar na loja, mesmo se descobrir que ele é louco no primeiro dia, você terá que turá-lo por mais 30 em um contrato de experiência insano. Em um mundo globalizado que muda em uma velocidade alucinada, a base de nossa lei trabalhista foi escrita por Vargas em 1945. Daí você já tira o tamanho da merda!!!!
  • Contratou? Ok. Ótimo! Treinamento, uniforme, passagem e lanche pro abençoado! Ainda tem FGTS, ISS… O governo cria e nós pagamos! Top!
  • Não vou nem entrar no mérito da dedicação, vontade deles pois é chutar cachorro morto! Pague um salário para ele e outro pro governo e assista ele ficar no zap o dia todo!!! Mesmo sob advertências sucessivas! Afinal de contas você nessa altura já está surtando!
  • Que mais? Ah! Lógico!!! Tem os custos com fiscais que vem ver tudo que pode ser cobrado! Fiscal de alvará, fiscal de letreiro, fiscal do Ministério do Trabalho, Receita, Sindicatos mil, Ecad, até auditoria do shopping faz questão de passar para fazer uma visitinha.
  • Lembre-se também que você vai pagar imposto sobre o faturamento bruto, ok? 6% , 7%, 8%, 9% e o céu é o limite.
  • Não sei se você reparou mas até aqui só listei gastos, certo?
  • Ok, então, agora vamos falar da parte boa. Vamos falar dos clientes e do lucro. Se eles aparecerem. Isso depende de muito trabalho bem feito e mesmo trabalhando sério não existe nenhuma garantia;
  • Além disso, se você fechar (segundo o SEBRAE, 9 entre 10 empresas encerram suas atividade em até 10 anos), todo o seu investimento fica perdido, pois você não tem onde colocar itens da obra, móveis, enfim.
  • Entào, É aqui que vou fazer o principal comparativo do texto. Você tem todos esses compromissos e investimentos para o seu cliente vir. Só que tudo isso sempre funcionou para uma geração que ia nas lojas comprar.

A Culpa é Realmente da Crise?

Todo mundo coloca a culpa na crise, mas uma coisa que ninguém percebeu, é que a internet, chegou devagar, mas a partir de 2014, quando os sites de cupons de compras coletivas estavam bombando, quem tinha medo de passar o cartão em uma compra na internet, pelos descontos, perdeu esse medo e transformou o mercado.

A geração que comprava nas lojas amadureceu sua relação com o comércio eletrônico e foi substituindo as compras em estabelecimentos físicos por compras online.

Por fidelidade ao preço, a migração foi rápida e basicamente destruiu grande parte das empresas do modelo tradicional.

Somado com o baixo poder de compra criado pelo desemprego, os poucos que compravam, o faziam pela internet. Foi tudo tão rápido que muita gente não conseguiu se adaptar e migrar para esses novos modelos.

Mas calma, não quero te desanimar. Também vivi isso por mais de 10 anos no varejo tradicional, até conhecer esse novo formato de empreender. 

Vantagens de Ter Um Negócio Digital Lucrativo

Vantagens de Ter Um Negócio Digital
Vantagens de Ter Um Negócio Digital

Mas é possível ter um negócio digital lucrativo?

Então agora, deixa eu falar de um modelo de negócio online lucrativo.

  • Você vende para um público global, e não local;
  • Não precisa estar em um ponto comercial com muito tráfego de clientes, o tráfego precisa ser forte na internet. Você precisa criar uma audiência e uma grande lista de clientes e pode ter uma sala comercial no segundo andar de um prédio comercial qualquer;
  • Não precisa ter muitas lojas com estoque. Basta ter um local central para despachar para todo o Brasil/ mundo;
  • Exitem empresas que coletam os produtos em sua porta;
  • Dependendo da situação, você pode montar seu home office e trabalhar de casa com redução nos custos de aluguel, telefone, internet, funcionário. O computador consegue automatizar diversas tarefas e evitar contratações e encargos;
  • Tá certo que isso afeta a taxa de desemprego, mas lembre-se que o acendedor de lampião também perdeu seu emprego quando inventaram a luz. Algumas funções desaparecem, mas muitas outras surgem. Então esteja ligado e não se torne um acendedor de lampiões.
  • Darwin já dizia”em sua Teoria da Evolução Natural: “Quem sobrevive, é quem tem a maior capacidade de se adaptar ao meio”.
  • Com menor custo de operação, é possível praticar preços mais competitivos;
  • Você não precisa de espaço físico;
  • Não precisa se amarrar em um contrato de aluguel de 5 anos;
  • Não tem obras;
  • Sem a encrenca que é pagar: luva, aluguel, condomínio, IPTU, taxa de incêndio, contas de luz, ar condicionado, internet, sistema ERP, funcionários, encargos trabalhistas, passagem, lanche, feriado, sindicatos, ECAD etc etc etc.
  • Sem altos investimento em estoque e ainda escutar do cliente que queria alguma coisa diferente;
  • Não vai ter que lidar com seu funcionário mexendo no zap o tempo todo e faltando para cuidar do filho doente;
  • Ter que estar presente para fazer a coisa acontecer.

Deixa eu te contar o que eu aprendi e que mudou a minha vida:

Quer Aprender Como Montar Um Negócio Lucrativo na Internet?

Recomendo o Curso Fórmula Negócio Online do Alex Vargas‎, um curso completo e atualizado de Marketing Digital com Método Passo a Passo de Venda Rápida na Internet. Clique aqui para saber mais.

SAIBA MAIS: Qual o Melhor Curso de Marketing Digital Hoje?

ASSUNTOS RELACIONADOS