Se tornar um afiliado de sucesso é o sonho de todos que entram nesse mercado. Mas se você pensa que vai ficar rico do dia pra noite vendendo produtos online, e se tornar facilmente um afiliado de sucesso, você está completamente enganado. O mercado de afiliados é sem dúvida, uma ótima forma de se ganhar dinheiro na internet, mas é altamente competitivo também.
Para ser bem sucedido no marketing de afiliados, você precisa conhecer as necessidades do seu mercado, aprender como promover os produtos, o que funciona e o que não funciona.
As dicas abaixo podem te ajudar a se tornar um afiliado de sucesso, mas elas não farão o trabalho por você. Você terá que colocar a mão na massa:
1. Escolha apenas produtos de qualidade para promover
O primeiro erro de muitos afiliados é que eles se registram em muitos programas e tentam promover tudo e no final não conseguem promover nenhum produto sequer.
Tudo que você precisa para ser um afiliado bem sucedido, é de um leque de bons produtos que se complementem.
Um excelente produto para promover é o FNO – Fórmula Negócio Online, confira suas características e entenda o porquê!
2. Utilize várias fontes de tráfego para promover seus produtos
Muitos afiliados colocam os anúncios somente nos seus próprios sites e não há nada de errado nisso, mais saiba que existem muitas outras fontes de tráfego onde você pode anunciar e promover produtos simultaneamente.
Quanto mais tráfego você gerar para suas páginas de venda através de seus anúncios, mais chances você tem de ganhar dinheiro.
Você pode utilizar Google Adwords, Facebook Ads e suas próprias redes sociais para isso.
3. Teste e Monitore os resultados da sua campanha.
É uma excelente idéia usar diferentes estratégias de promoção de produtos, pois você pode medir quais delas estão funcionando e quais não.
Tente testar e medir a performance separadamente e tome ações de acordo com os resultados. Mudar algumas coisas aqui e ali podem aumentar os seus lucros consideravelmente.
Por exemplo: Na hora de incluir um banner no seu site, coloque-o em diferentes páginas e posições e observe que algumas posições obtém mais cliques do que outras.
É importante que você acompanhe seus próprios resultados e medi-los é bastante complicado se você não tem um software especializado para fazer este trabalho.
4. Pesquise a demanda do produto
Se você tentar vender um produto que as pessoas não estão procurando, as chances de você se matar de trabalhar e não conseguir vender nada são grandes. O ideal é descobrir se seu cliente está precisando de verdade desse produto e porque. Então, antes de decidir sobre vender ou não um produto vale a pena dar uma boa pesquisada.
5. Mantenha-se atualizado com novas técnicas e métodos
Marketing de afiliados é um campo extremamente competitivo e as pessoas estão sempre inovando. Tente se manter atualizado às novas técnicas e aplique-as no seu negócio, caso contrário você vai ficar pra trás.
6. Escolha os produtores certos
Quando você promove um produto, você também promove a pessoa que o produziu, por isso tenha cuidado na hora da escolha. Você não vai querer que seus leitores comprem um produto que você indicou e depois saber que eles ficaram infelizes com a compra. Se isso acontecer, você acha que eles voltarão a seu site e aceitar seu conselho de novo? É bem provável que não. Essa atitude pode “queimar o seu filme” e te tirar da jogada desse mercado. Procure olhar a satisfação dos clientes desses produtos antes de promovê-lo e se puder testá-los antes, melhor ainda.
Aqui no meu blog eu promovo somente produtos de profissionais que são referência no Marketing Digital.
Eu fiz um post sobre os produtos que escolhi pra mim. Eles são produzidos pelas maiores personalidades do Marketing Digital no Brasil. Pessoas que são minhas referências de conteúdo e minha inspiração no dia-a-dia de trabalho.
Todos os produtos que são indicados no meu blog eu pesquisei e experimentei antes de indicá-los pra você.
7. Use as Ferramentas Certa para ser um afiliado de sucesso
Se você está levando o Marketing de afiliados a sério, então tente encontrar ferramentas que vão te ajudar a ser mais eficiente. Existem muitas ferramentas úteis por aí. Se você está usando o WordPress (e eu recomendo que você esteja), então tente utilizar Plugins específicos para afiliados.
Não adianta somente torcer e rezar e esperar que seus visitantes comprem. Configure tudo corretamente e “Faça a coisa acontecer!”
Comprometa-se em ser um Afiliado de Sucesso
Se você pensa que seus visitantes vão clicar nos seus links de afiliados e efetuar compras só porque você espalhou dezenas deles pelo seu site, você está totalmente enganado. Ao invés disso, você precisa de um plano de ação estruturado. Marketing de afiliados é um negócio, e suas chances de ter sucesso podem aumentar muito se você começar a encarar dessa forma.
Tenho certeza de que isso não é tudo. Se você tem alguma dica para complementar esse post, por favor deixe nos comentários abaixo.
Tudo de bom e até o próximo post.