Google Acadêmico: O que é? Como usar a ferramenta de pesquisas de trabalhos acadêmicos do Google

O Google Acadêmico é uma ferramenta do Google que possibilita a localização de artigos, teses, dissertações e outras publicações úteis para pesquisadores.

Existem vantagens e desvantagens em sua utilização, seja para fazer buscas, seja para agregar relevância ao seu nome no meio acadêmico.

Talvez você nem lembre, mas já houve um tempo em que o acesso à informação era mais difícil.

Notícias, pesquisas e várias outras fontes de conhecimento não estavam disponíveis na palma de nossas mãos nem no bolso de nossas calças — algo possibilitado pela popularidade dos smartphones e pelo crescimento do Marketing Digital.

Outra limitação mais frequentemente encontrada até alguns anos atrás dizia respeito ao acesso financeiro a esses materiais.

Entretanto, a internet e os mecanismos de busca gratuitos, como o Google Acadêmico, trouxeram novos modos de estudo e de criação de pesquisa.
Neste post, você vai conhecer mais sobre a ferramenta acadêmica do Google, conferir suas principais vantagens e desvantagens e aprender como tirar o melhor proveito dela.

O que é o Google Acadêmico?

Criado em 2004 como Google Scholar, em 2006 a plataforma ganhou a versão brasileira e passou a oferecer pesquisas também em língua portuguesa.

O Google não divulga oficialmente o tamanho de sua base de dados, mas uma pesquisa de janeiro de 2019 estima que a ferramenta seja a maior de busca acadêmica atualmente, com mais de 389 milhões de registros.

O layout da página é bem parecido com o buscador tradicional do Google e os resultados também são ordenados por ordem de relevância.

Devido ao grande alcance da ferramenta, alguns pesquisadores já consideram o Academic Search Engine Optimization (ASEO) em suas publicações, visando uma melhor indexação na plataforma por meio da otimização do conteúdo.

Além de trazer comodidade e gratuidade às pesquisas, o Google acadêmico traz diversas outras vantagens que justificam seu uso.

Múltiplas fontes acessíveis gratuitamente Como a maioria das ferramentas oferecidas pela empresa, o Google Acadêmico é gratuito.

É possível ter acesso a uma variada gama de informações em diferentes línguas e referentes às mais variadas áreas do conhecimento sem pagar nada por isso.

A base de dados do Google Acadêmico é formada pelo conjunto de diferentes bibliotecas online também gratuitas.

Porém, caso você tenha acesso à bibliotecas pagas ou limitadas a sócios e alunos — como a de Harvard, por exemplo —, é possível incluí-las no repertório do buscador.

Principal Vantagem do Google Acadêmico?

A principal vantagem dessa prática é reunir todas as suas fontes de pesquisa em um só lugar.
Para habilitar essa funcionalidade, é preciso criar um perfil específico, além de estar logado na sua conta do Google.

Extensão do Google Chrome Se você precisa de praticidade na sua vida acadêmica, o botão do Google Acadêmico pode ser adicionado ao seu navegador.

Ele facilita a transferência de uma leitura de qualquer página da web para o buscador acadêmico e formata as referências de forma padronizada — ideal para quem ainda luta com a ABNT, por exemplo.

Construa bibliotecas de conhecimento exclusivas Para ajudar ainda mais na busca por documentos relevantes para um pesquisador, o Google Acadêmico conta com um recurso de bibliotecas.

Ele é altamente customizável e tem como principal propósito armazenar as informações relevantes para um determinado projeto ou trabalho específico.

Com a função de salvar informações, o pesquisador centraliza todas as informações adquiridas na plataforma em um só lugar e tem facilidade de encontrar as referências bibliográficas que utilizou na hora de construir um artigo.
Caso a referência pesquisada seja um livro, por exemplo, ao acessar a informação e inserir seu CEP, dá para encontrar uma biblioteca ou livraria com essa publicação perto de você.

Esses recursos expansivos, que fazem com que acessar conhecimento seja uma tarefa mais simples, são o que dá destaque para o Google Acadêmico dentre as outras ferramentas de pesquisa destinadas ao mesmo fim.
Adicione uma ferramenta gratuita ao seu kit Boa parte dos periódicos, jornais, revistas e livros têm um custo para serem acessados, mesmo em suas versões online.

O “paywall acadêmico”, que exige que nos registremos em uma porção de sites de universidades para ter acesso a determinados conhecimentos, é um problema na comunidade e algo que outros recursos como o Unpaywall.org tentam endereçar.

Google Acadêmico também lhe ajuda nessa jornada e traz mais uma ferramenta gratuita para tornar o acesso à informação universal.

Utilize-o para ampliar as estratégias de acesso que você tem em mãos na hora de buscar os dados que faltavam para a sua pesquisa!
base de dados do Google Acadêmico é gigante, mas nem todos os conteúdos podem ser consumidos na íntegra — principalmente os livros.
Isso também pode acontecer com artigos, visto que alguns periódicos são destinados a associados e cobram uma taxa para a leitura completa dos trabalhos publicados.

Omissão de fontes relevantes Por conta dos critérios de indexação do Google — e dos específicos ao Google Acadêmico — algumas obras relevantes podem acabar de fora da sua pesquisa apenas por não terem levado em consideração essas especificações em sua produção.
contrário também pode acontecer pelo mesmo motivo e é possível que alguns resultados tragam fontes desatualizadas, pouco confiáveis ou que não sejam nem mesmo acadêmicas.

Agora que você já conhece as principais vantagens e desvantagens do Google Acadêmico, apresentamos um passo a passo de como tirar o melhor proveito dele.

Conforme explicamos, a ferramenta é bem parecida com o mecanismo de buscas tradicionais do Google, mas existem alguns “truques” que podem facilitar a busca e melhorar os seus resultados.
Como falamos, os serviços disponibilizados pela ferramenta são gratuitos, mas é preciso ter uma conta de email do Google para garantir o acesso a todas as funcionalidades.

Para isso, basta seguir do painel “My Library” para “Manage labels” e lá definir os marcadores que melhor vão organizar sua pesquisa — seja por autor, por artigo a ser preparado, por disciplina a ser estudada ou como for mais conveniente para você.
Se desejar ver todos os artigos salvos na sua biblioteca, basta clicar em “Minha biblioteca”, no canto superior direito, abaixo do seu avatar.
Se você tem um perfil no Google Acadêmico, todos os artigos de sua autoria serão incluídos automaticamente na sua biblioteca.

Definir alertas

Os alertas servem para receber notificações a cada nova publicação dentro de um tema do seu interesse.
Acompanhar as citações de suas pesquisas Outra forma de acompanhar suas publicações pelo mundo é por meio da funcionalidade “Minhas citações”.
Para habilitá-la, basta selecionar a atualização automática de seus textos ao criar o seu perfil, o que explicamos acima.
possível selecionar se você deseja receber um e-mail para análise e confirmação antes de o conteúdo ser acrescentado ao seu nome.
Pesquisar perfis ou artigos Da mesma forma que ao criar o seu perfil você pode optar por deixá-lo público e ser localizado por outros pesquisadores, você pode iniciar uma busca a partir do nome de autores específicos.
outra possibilidade é buscar a partir do título de um trabalho, ou mesmo de palavras-chave mais genéricas, que trarão resultados um pouco menos refinados, porém ainda organizados por relevância — de acordo com os critérios do Google Acadêmico.

Filtrar informações Os filtros do Google Acadêmico não são tão extensos quanto os do buscador tradicional, mas são bastante úteis.
Fazer uma busca avançada Para usar a busca avançada, é preciso localizar a lupa com o símbolo de “+” que está localizada na barra lateral à esquerda do navegador.
ferramenta “Métricas” permite visualizar os artigos mais relevantes, de acordo com categorias apresentadas pelo próprio site.
Essa funcionalidade está disponível em 12 idiomas: inglês, chinês, português, alemão, espanhol, francês, italiano, japonês, russo, holandês, polonês e ucraniano.

ferramenta disponibiliza os 100 periódicos mais citados, enquanto as colunas “Índice h5” e “Mediana h5” organizam o ranking com a média de referências que seus artigos receberam.
Ou seja, você pode fazer um exame minucioso dos artigos exibidos, em vista das diversas opções disponíveis.
Agora que você já sabe como refinar suas buscas e tirar um melhor proveito do Google Acadêmico como aluno, veja agora como ter o seu perfil listado entre os autores que podem ser encontrados na ferramenta.
Criar um perfil Como falamos, se você tem a intenção de incluir as suas produções acadêmicas na ferramenta, é preciso criar um perfil no próprio Google Scholar.
Aqui, o e-mail informado deve preferencialmente ser o da instituição de ensino — com o final .edu —, mas também é possível deixar essa área em branco.
Associar o artigo ao seu perfil Visto que o Google Acadêmico tem acesso às principais revistas e jornais acadêmicos, a página seguinte já apresentará os resultados com o seu nome e você pode selecionar aqueles dos quais deseja reclamar a autoria e associar ao seu perfil.
É preciso checar os dados apresentados nos resultados e escolher adequadamente o material que será utilizado em suas publicações.
Afinal, apesar de ser uma ferramenta com artigos, documentos e publicações ricos em dados e informações, é preciso estar sempre atento ao que você utiliza como fonte.
Além disso, como falamos, é sempre importante ter em mente os critérios de indexação do Google Acadêmico e, dependendo do caso, estender sua pesquisa a outros buscadores.
internet modificou diferentes relações e práticas sociais e talvez não seja exagero afirmar que o jeito de fazer pesquisa é uma delas.
Afinal, será que existe alguma biblioteca física que se compare às informações contidas no Google Acadêmico?
Independentemente da sua área de atuação, é importante saber acompanhar as novas tendências e tecnologias — desde, claro, que você siga as dicas que trouxemos aqui para encontrar os melhores resultados em suas buscas.

Outra limitação mais frequentemente encontrada até alguns anos atrás dizia respeito ao acesso financeiro a esses materiais.

Entretanto, a internet e os mecanismos de busca gratuitos, como o Google Acadêmico, trouxeram novos modos de estudo e de criação de pesquisa.
Neste post, você vai conhecer mais sobre a ferramenta acadêmica do Google, conferir suas principais vantagens e desvantagens e aprender como tirar o melhor proveito dela.

O que é o Google Acadêmico?

Google Acadêmico é um poderoso mecanismo de busca de materiais acadêmicos ricos e úteis em informação.
Ele engloba artigos, TCCs, teses, dissertações e livros.

Os materiais são provenientes especialmente do Google Books e de bases de dados acadêmicas de acesso aberto, como Scielo, Altametric e Wiley.

Criado em 2004 como Google Scholar, em 2006 a plataforma ganhou a versão brasileira e passou a oferecer pesquisas também em língua portuguesa.

O Google não divulga oficialmente o tamanho de sua base de dados, mas uma pesquisa de janeiro de 2019 estima que a ferramenta seja a maior de busca acadêmica atualmente, com mais de 389 milhões de registros.
layout da página é bem parecido com o buscador tradicional do Google e os resultados também são ordenados por ordem de relevância.

Devido ao grande alcance da ferramenta, alguns pesquisadores já consideram o Academic Search Engine Optimization (ASEO) em suas publicações, visando uma melhor indexação na plataforma por meio da otimização do conteúdo.

Além de trazer comodidade e gratuidade às pesquisas, o Google acadêmico traz diversas outras vantagens que justificam seu uso.

Múltiplas fontes acessíveis gratuitamente

Como a maioria das ferramentas oferecidas pela empresa, o Google Acadêmico é gratuito.

É possível ter acesso a uma variada gama de informações em diferentes línguas e referentes às mais variadas áreas do conhecimento sem pagar nada por isso.
Pesquisadores que desejem fazer o upload de seu material também podem usá-lo gratuitamente.

A base de dados do Google Acadêmico é formada pelo arcabouço de diferentes bibliotecas online também gratuitas.

Porém, caso você tenha acesso à bibliotecas pagas ou limitadas a sócios e alunos — como a de Harvard, por exemplo —, é possível incluí-las no repertório do buscador.
principal vantagem dessa prática é reunir todas as suas fontes de pesquisa em um só lugar.

Para fazer isso, basta ir em Configurações > Links de bibliotecas e pesquisar pela biblioteca que você deseja adicionar.

Acompanhamento de citações

Como falamos, pesquisadores podem fazer o upload manual de seus trabalhos no buscador.

Além disso, é possível criar alarmes para acompanhar cada vez que o seu trabalho foi citado em outros artigos.

Para habilitar essa funcionalidade, é preciso criar um perfil específico, além de estar logado na sua conta do Google.

Extensão do Google Chrome Se você precisa de praticidade na sua vida acadêmica, o botão do Google Acadêmico pode ser adicionado ao seu navegador.

Ele facilita a transferência de uma leitura de qualquer página da web para o buscador acadêmico e formata as referências de forma padronizada — ideal para quem ainda luta com a ABNT, por exemplo.

Construa bibliotecas de conhecimento exclusivas

Para ajudar ainda mais na busca por documentos relevantes para um pesquisador, o Google Acadêmico conta com um recurso de bibliotecas.
Ele é altamente customizável e tem como principal propósito armazenar as informações relevantes para um determinado projeto ou trabalho específico.

Com a função de salvar informações, o pesquisador centraliza todas as informações adquiridas na plataforma em um só lugar e tem facilidade de encontrar as referências bibliográficas que utilizou na hora de construir um artigo.

Caso a referência pesquisada seja um livro, por exemplo, ao acessar a informação e inserir seu CEP, dá para encontrar uma biblioteca ou livraria com essa publicação perto de você.

Esses recursos expansivos, que fazem com que acessar conhecimento seja uma tarefa mais simples, são o que dá destaque para o Google Acadêmico dentre as outras ferramentas de pesquisa destinadas ao mesmo fim.

Adicione uma ferramenta gratuita ao seu kit

Boa parte dos periódicos, jornais, revistas e livros têm um custo para serem acessados, mesmo em suas versões online.

O “paywall acadêmico”, que exige que nos registremos em uma porção de sites de universidades para ter acesso a determinados conhecimentos, é um problema na comunidade e algo que outros recursos como o Unpaywall.org tentam endereçar.

Google Acadêmico também lhe ajuda nessa jornada e traz mais uma ferramenta gratuita para tornar o acesso à informação universal.
Utilize-o para ampliar as estratégias de acesso que você tem em mãos na hora de buscar os dados que faltavam para a sua pesquisa!
Certamente o Google Acadêmico oferece mais vantagens do que desvantagens, mas isso não significa que não existam alguns pontos negativos.

base de dados do Google Acadêmico é gigante, mas nem todos os conteúdos podem ser consumidos na íntegra — principalmente os livros.
É comum que algumas pesquisas apenas indiquem as fontes, sem garantir o acesso.

Isso também pode acontecer com artigos, visto que alguns periódicos são destinados a associados e cobram uma taxa para a leitura completa dos trabalhos publicados.

Omissão de fontes relevantes

Por conta dos critérios de indexação do Google — e dos específicos ao Google Acadêmico — algumas obras relevantes podem acabar de fora da sua pesquisa apenas por não terem levado em consideração essas especificações em sua produção.
contrário também pode acontecer pelo mesmo motivo e é possível que alguns resultados tragam fontes desatualizadas, pouco confiáveis ou que não sejam nem mesmo acadêmicas.

Agora que você já conhece as principais vantagens e desvantagens do Google Acadêmico, apresentamos um passo a passo de como tirar o melhor proveito dele.

Conforme explicamos, a ferramenta é bem parecida com o mecanismo de buscas tradicionais do Google, mas existem alguns “truques” que podem facilitar a busca e melhorar os seus resultados.

Acesso à ferramenta acadêmica do Google é bem simples.

Basta pesquisar por “Google Acadêmico” no buscador tradicional ou digitar https://scholar.google.com.br/ no seu navegador.
Como falamos, os serviços disponibilizados pela ferramenta são gratuitos, mas é preciso ter uma conta de email do Google para garantir o acesso a todas as funcionalidades.

Se você deseja utilizar o Google Acadêmico apenas para fazer pesquisas, basta seguir adiante e iniciar suas buscas.
Agora, se seu interesse é incluir as suas publicações, explicamos a seguir como associar os perfis.

Criar marcadores no Google Acadêmico

Se você é bem familiarizado com o Gmail, deve saber que é possível criar marcadores por lá.

Eles são utilizados para organizar e facilitar a busca por emails recebidos e enviados.

Para isso, basta seguir do painel “My Library” para “Manage labels” e lá definir os marcadores que melhor vão organizar sua pesquisa — seja por autor, por artigo a ser preparado, por disciplina a ser estudada ou como for mais conveniente para você.

Organizar a biblioteca

Os marcadores certamente já ajudam na organização da sua biblioteca.

Essa funcionalidade também pode ser utilizada com os conteúdos que demandam acesso recorrente.
Se desejar ver todos os artigos salvos na sua biblioteca, basta clicar em “Minha biblioteca”, no canto superior direito, abaixo do seu avatar.
Se você tem um perfil no Google Acadêmico, todos os artigos de sua autoria serão incluídos automaticamente na sua biblioteca.

Também é possível ver todo o conteúdo em que suas pesquisas são citadas.
Definir alertas Os alertas servem para receber notificações a cada nova publicação dentro de um tema do seu interesse.
A definição de palavras-chave permite cadastrar um autor, por exemplo.
Você pode, inclusive, incluir o seu próprio nome para receber notificações sempre que uma pesquisa sua for referenciada.

Acompanhar as citações de suas pesquisas

Outra forma de acompanhar suas publicações pelo mundo é por meio da funcionalidade “Minhas citações”.
Para habilitá-la, basta selecionar a atualização automática de seus textos ao criar o seu perfil, o que explicamos acima.

É possível selecionar se você deseja receber um e-mail para análise e confirmação antes de o conteúdo ser acrescentado ao seu nome.
Se esse é o caso, não deverá enfrentar grandes dificuldades de realizar pesquisas no Google Acadêmico.

Porém, a seguir apresentamos três dicas que podem aprimorar ainda mais os seus resultados.
Pesquisar perfis ou artigos Da mesma forma que ao criar o seu perfil você pode optar por deixá-lo público e ser localizado por outros pesquisadores, você pode iniciar uma busca a partir do nome de autores específicos.

A outra possibilidade é buscar a partir do título de um trabalho, ou mesmo de palavras-chave mais genéricas, que trarão resultados um pouco menos refinados, porém ainda organizados por relevância — de acordo com os critérios do Google Acadêmico.

Filtrar informações Os filtros do Google Acadêmico não são tão extensos quanto os do buscador tradicional, mas são bastante úteis.
É possível visualizar resultados por ano de publicação, relevância ou data e existência de patente.

Fazer uma busca avançada

Para usar a busca avançada, é preciso localizar a lupa com o símbolo de “+” que está localizada na barra lateral à esquerda do navegador.

Depois disso, é só preencher os campos que trarão maior precisão aos seus resultados.
especificando se as palavras devem ocorrer em qualquer lugar do artigo ou no título;
ferramenta “Métricas” permite visualizar os artigos mais relevantes, de acordo com categorias apresentadas pelo próprio site.

Também é uma ótima forma de acompanhar as tendências na sua área.
Essa funcionalidade está disponível em 12 idiomas: inglês, chinês, português, alemão, espanhol, francês, italiano, japonês, russo, holandês, polonês e ucraniano.

ferramenta disponibiliza os 100 periódicos mais citados, enquanto as colunas “Índice h5” e “Mediana h5” organizam o ranking com a média de referências que seus artigos receberam.

Ou seja, você pode fazer um exame minucioso dos artigos exibidos, em vista das diversas opções disponíveis.

Agora que você já sabe como refinar suas buscas e tirar um melhor proveito do Google Acadêmico como aluno, veja agora como ter o seu perfil listado entre os autores que podem ser encontrados na ferramenta.

Criar um Perfil no Google Acadêmico

Como falamos, se você tem a intenção de incluir as suas produções acadêmicas na ferramenta, é preciso criar um perfil no próprio Google Scholar.

Você inclui suas principais informações de contato, assim como suas filiações universitárias.
Aqui, o e-mail informado deve preferencialmente ser o da instituição de ensino — com o final .edu —, mas também é possível deixar essa área em branco.

Associar o artigo ao seu perfil

Visto que o Google Acadêmico tem acesso às principais revistas e jornais acadêmicos, a página seguinte já apresentará os resultados com o seu nome e você pode selecionar aqueles dos quais deseja reclamar a autoria e associar ao seu perfil.
Se você já está familiarizado com a vida acadêmica, essas dicas não serão novidade.

É preciso checar os dados apresentados nos resultados e escolher adequadamente o material que será utilizado em suas publicações.

Afinal, apesar de ser uma ferramenta com artigos, documentos e publicações ricos em dados e informações, é preciso estar sempre atento ao que você utiliza como fonte.

Além disso, como falamos, é sempre importante ter em mente os critérios de indexação do Google Acadêmico e, dependendo do caso, estender sua pesquisa a outros buscadores.
Infelizmente, muitas ferramentas disponibilizam informações falsas ou desatualizadas e o mesmo pode acontecer com o Google Acadêmico.

A internet modificou diferentes relações e práticas sociais e talvez não seja exagero afirmar que o jeito de fazer pesquisa é uma delas.

Afinal, será que existe alguma biblioteca física que se compare às informações contidas no Google Acadêmico?
Independentemente da sua área de atuação, é importante saber acompanhar as novas tendências e tecnologias — desde, claro, que você siga as dicas que trouxemos aqui para encontrar os melhores resultados em suas buscas.

Agora que você já sabe como usar o Google Acadêmico, confira nosso ebook com todas as informações que você precisa saber sobre as principais ferramentas do Google!

Cursos Online Empreendedorismo Online