MARKETING DE CONTEÚDO
MARKETING DE CONTEÚDO: Melhores estratégias para informar, educar ou entreter um público-alvo, se relacionar e ganhar dinheiro na internet
MARKETING DE CONTEÚDO O que é e para que serve?
Para que serve o marketing de conteúdo?Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos, ebooks e posts nas redes sociais), sem promover explicitamente a marca.
Com o Marketing de Conteúdo, a empresa ajuda seu público-alvo a resolver seus problemas e vira uma autoridade no assunto.
Marketing de Conteúdo é uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante (textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais). O Marketing de Conteúdo é um método de marketing que não faz promoção direta da marca, mas atrai o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas.
Que o Marketing Digital deixou de ser uma tendência de mercado para se tornar um investimento indispensável na maioria das empresas você já sabe, certo? Quem quer continuar relevante para seus clientes na atualidade, precisa ter visibilidade online.
Por isso, o ponto hoje não é mais a necessidade de estar na internet, mas como se colocar nela para ganhar a atenção do público e se destacar em meio à concorrência, que já está lá.
Você precisa adotar as melhores e mais modernas estratégias de aquisição de clientes, como o Marketing de Conteúdo, que é usado e recomendado pelos maiores especialistas do mundo.
Se você ainda não sabe o que é Marketing de Conteúdo ou não domina essa estratégia por completo, preparamos esse guia definitivo para que você aprenda tudo o que precisa saber para se tornar um especialista nesta metodologia também.
- O que é Marketing de Conteúdo
- A metodologia de Inbound Marketing
- Benefícios do Marketing de Conteúdo
- Plano da estratégia de Conteúdo
- Execução e mensuração da estratégia
- Ferramentas de Marketing de Conteúdo
O que é Marketing de Conteúdo?
Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing focada em engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso.
Você atrai, envolve e gera valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios.
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é a principal estratégia de Marketing Digital da atualidade. E, dentro dele, está o Marketing de Conteúdo. Neste tópico vamos mostrar como os princípios do Inbound fazem toda a diferença na estratégia de conteúdo.
Benefícios do Marketing de Conteúdo
Por que usar Marketing de Conteúdo? Neste tópico vamos mostrar as principais vantagens da estratégia para sua empresa atingir os objetivos de negócio.
Plano da estratégia de conteúdo
Um dos aspectos mais negligenciados por quem faz Marketing de Conteúdo é que ele deve se basear em uma estratégia organizada e estruturada para gerar resultados. Entenda agora o que é necessário para uma estratégia de sucesso.
Execução e análise da estratégia
Com o planejamento em mãos, é hora de realmente pôr a mão na massa! Entenda o que é necessário para colocar sua estratégia em prática.
Ferramentas de Marketing de Conteúdo
Como você viu, uma estratégia de Marketing de Conteúdo exige muito trabalho de todos os envolvidos!
Mas existem maneiras de facilitar a rotina desses profissionais sem descuidar dos processos e mantendo o olho em todas as métricas importantes.
Como trabalhar com marketing de conteúdo?
5 dicas para trabalhar com marketing de conteúdo
- 1) A qualidade do conteúdo.
- 2) Leve as soluções antes do serviço.
- 3) Apostar em diferentes plataformas.
- 4) A cereja do bolo: a estratégia SEO.
- 5) E-book: aproveitando o material “antigo”
O que é gerar conteúdo?
A produção de conteúdo significa, na prática, o ato de oferecer materiais — em diferentes formatos ou plataformas — que sejam úteis e relevantes para um determinado público e, assim, atrair mais consumidores em potencial para o seu negócio.
O objetivo é se tornar uma autoridade em um segmento de atuação específico.
Qual a primeira coisa a se fazer antes de começar a investir em marketing de conteúdo?
O primeiro passo antes de iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo é definir o seu objetivo com essas ações.
Esse é o momento de identificar quais os benefícios reais que essa estratégia pode trazer ao seu negócio e escolher o que mais se adéqua à necessidade da sua empresa.
Como trabalhar com conteúdo digital?
Como criar conteúdo digital em em 8 etapas
- Defina sua persona. Antes de começar a produzir, você precisa saber com clareza quem são as pessoas que você quer alcançar. …
- Defina as palavras-chave. …
- Crie um calendário editorial. …
- Monte o esqueleto do seu texto. …
- Escreva. …
- Adicione imagens. …
- Revise. …
- Publique.
Qual a diferença entre marketing de conteúdo e marketing de display?
Enquanto o marketing para mídias sociais é realizado com campanhas de mídias direcionadas ao ambiente de redes sociais, o marketing de conteúdo cria autoridade e trabalha, principalmente, de maneira orgânica para educar e envolver o público.
Há pouquíssimo tempo, antes do marketing digital o consumidor era passivo e facilmente influenciado por comerciais de TV e outras mídias tradicionais.
Com a era das redes sociais, blogs e do famoso “dá um Google”, o consumidor ganhou voz e virou ele mesmo um produtor de conteúdo.
Nesse cenário, as marcas viram a necessidade de mudar o seu jeito de se comunicar, surgindo assim, o marketing de conteúdo.
Marketing de conteúdo, é todo texto relevante criado com o objetivo de informar, educar ou entreter um público-alvo.
Estratégias de Marketing de Conteúdo
Essa estratégia aumenta a visibilidade de uma marca e amplia o seu poder de fidelidade com o cliente. Em resumo, o marketing de conteúdo nada mais é do que um dos principais combustíveis do tão falado inbound marketing.
Nessa metodologia, a relação com o cliente acontece de uma maneira espontânea, a ideia é que a marca entre aos poucos no imaginário do seu público e se torne uma referência no seu segmento.
Pesquisa realizada em 2017 pela Content Trends relevou que essa estratégia é 62% mais barata e 3 vezes mais efetiva do que os meios de comunicação tradicionais.
A pesquisa revelou ainda que 71% das empresas no Brasil já praticam o marketing de conteúdo em sua estratégia.
Essas empresas recebem 2,2 vezes mais visitantes em seus sites e geram 3,2 vezes mais oportunidades de negócios.
As marcas que criam pelos menos 13 conteúdos por mês recebem 4,2 vezes mais visitantes do que aquelas que publicam com menos frequência.
Benefícios do marketing de conteúdo
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A pesquisa da Content Trends aponta ainda que empresas que aplicam essa metodologia percebem melhorias no tráfego do seu blog e site.
A análise se baseia no fluxo de pesquisas realizadas via Google, que na época apontava um volume de 84,7% de pessoas navegando diariamente no buscador.
Naturalmente não é só de visitantes que se vive uma marca, por isso, 64,7% das empresas brasileiras querem gerar leads. Na verdade, muitas delas já estão conseguindo ampliar esse resultado 3,2 vezes mais com o marketing de conteúdo.
MARKETING DE CONTEÚDO – Criar Conteúdo
Criar conteúdos de qualidade gera brand awareness, ou seja, os avatares consomem o que é familiar.
Se determinado público já acessou um blog várias vezes para tirar dúvidas e esse mesmo blog oferecer um e-book, as chances desse material ser aceito pelos leitores assíduos é muito maior.
O brand awareness amplia o engajamento do público com a marca, além disso, os conteúdos divulgados ajudam o avatar a entender o tipo de serviço que uma empresa oferece, ampliando assim, o volume de vendas.
LTV Lifetime-value
Outro benefício dessa metodologia está no aumento do lifetime-value (LTV), ou seja, o valor que um cliente gasta em sua empresa.
Nesse sentido, é mais barato vender para um cliente antigo do que trazer um novo, por isso, a importância de criar conteúdos no pós-venda, como newsletters com descontos nos produtos mais visualizados pelo cliente.
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