Conheça o Marketing Digital os 8Ps: A internet é uma grande aliada da troca de informações e, definitivamente, se você não é visto, não é lembrado.
Aplicar um conjunto de técnicas voltadas ao ambiente online é decisivo para a posição competitiva da marca. A internet se tornou praticamente indispensável em nossas vidas e faz parte de muitos aspectos, inclusive, das nossas decisões de compra.
O Marketing Digital e os 8Ps
PRODUTO: o que é comercializado (ideias, serviços, objetos)? Aqui, deve-se pensar em conteúdo do produto, embalagem, cores etc.;
PREÇO: quanto o produto vale pelo seu valor agregado? Esse preço não pode ser muito alto, já que deve ser atrativo, mas também precisa proporcionar lucro, já que é ele quem gera receitas para o negócio;
PRAÇA: onde esse produto é comercializado? A praça não se refere somente a ambientes físicos, mas vale para o digital também e, ainda, se relaciona à logística, aos canais de distribuição e ao armazenamento;
PROMOÇÃO: como será feita a divulgação? A promoção diz respeito à publicidade — técnicas que ajudem o produto a ser visto e escolhido pelo público-alvo.
PESSOAS: Nesse novo contexto, as campanhas também devem se preocupar em pensar no público-alvo e nas suas necessidades. Por isso, a segmentação de mercado se tornou essencial. Um bom conhecimento de público, permite abordagens mais ousadas, como o marketing de guerrilha — ações criativas e pouco convencionais que geram impacto na audiência.
PROCESSOS: que diz respeito aos procedimentos e metodologias adotados na estratégia. A ideia é que todos os fluxos de trabalho estejam alinhados com o P anterior (Pessoas), isto é, que a experiência do usuário seja protagonista;
POSICIONAMENTO: ligado à interação com a comunidade do negócio, esse P envolve decidir o posicionamento estratégico frente às demandas do público, desde a personalização de produtos até o tom de voz da marca;
PERFORMANCE: por último, a performance se refere à produtividade e à qualidade das estratégias. Esse P funciona a partir dos Key Performance Indicators (KPIs, Indicadores-chave de Performance).
Diante dessa nova visão, o marketing digital oferece uma série de técnicas diferenciadas para o ambiente online, como as que listamos a seguir.
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Marketing de conteúdo
É uma das maiores forças do marketing digital!
Alguns dos principais caminhos para uma estratégia de conteúdo são:
BLOGS: o melhor local para publicar seus posts, levando em conta a necessidade de entregar valor;
VÍDEOS: um formato de conteúdo de enorme aceitação e ótimo para gerar tráfego, isto é, para atrair visitantes e apresentar sua marca;
REDES SOCIAIS: usar estrategicamente as redes sociais para engajar seus leitores e levar o público ao seu blog ou canal de vídeos é excelente.
Search Engine Optimization (SEO)
Mas não basta apenas criar seus conteúdos no formato de blog post, vídeo ou post em redes sociais e esperar para ver se alguém vai encontrá-los. Existem técnicas que servem justamente para facilitar esse contato — é o famoso SEO, ou Otimização para Mecanismos de Busca.
Funciona assim: algumas boas práticas de SEO fazem com que os algoritmos dos buscadores — como o Google — entendam que o seu conteúdo merece ser visto pelo público, já que aparenta ser relevante. Então, as páginas do seu blog começam a subir no ranking do buscador.
Sabe o que isso significa? Que ao pesquisar alguma palavra-chave no Google, o usuário vai se deparar com o seu conteúdo entre os primeiros resultados, o que aumenta significativamente as chances de que ele clique para acessar o seu blog
Email marketing
O email é uma ferramenta excelente para aumentar o engajamento da audiência com a marca e melhorar os resultados da estratégia. Até porque é muito difícil encontrar alguém que não tenha pelo menos uma conta de email ativa.
Nesse sentido, fluxos de email certeiros são os melhores amigos de uma campanha de marketing digital: a mensagem é altamente direcionada e personalizada, o que garante um retorno muito bom, podendo tornar você ou sua marca uma referência, aumentar as vendas ou estimular o tráfego.
Mídias sociais
Assim como os emails, um bom planejamento de mídias sociais dá muito certo e um dos motivos para isso é que existe muita gente nas redes! No ano passado, já eram 127 milhões de usuários do Facebook no Brasil.
Além de usar as redes para divulgar a movimentação de conteúdos no blog e estreitar o relacionamento com a audiência, as redes sociais também contam com uma funcionalidade nota 10: o impulsionamento pago, capaz de alavancar o alcance da estratégia, sem perder a segmentação de mercado.
Publicidade paga
Falando em anúncios, a publicidade paga é outra técnica que faz parte do dia a dia no marketing digital. Ela ajuda a aumentar o tráfego nos canais digitais e é muito útil para campanhas específicas, como a de remarketing.
Web analytics
Nosso último pilar do marketing digital é o web analytics. Você se lembra do oitavo P? Pois então, o acompanhamento de performance é primordial no ambiente online. A partir de dados e relatórios sobre o desempenho das suas iniciativas digitais, você consegue moldar a estratégia e direcioná-la cada vez melhor.
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