Autoestima e Terapia Cognitivo-comportamental – Avaliação e Intervenção

Autoestima e Terapia Cognitivo-comportamental - Avaliação e intervenção

Autoestima e Terapia Cognitivo-comportamental – Avaliação e intervenção

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Autoestima e Terapia Cognitivo-comportamental – Avaliação e intervenção

Aprenda como promover boa autoestima em seus pacientes com intervenções de excelência (baseadas em Terapia Cognitivo-Comportamental)

Autoestima e Terapia Cognitivo-comportamental – Avaliação e intervenção Aprenda como intervir melhor em autoestima, usando intervenções em terapia cognitiva-comportamental

Autoestima e Terapia Cognitivo-comportamental – Avaliação e intervenção

Aprenda como avaliar a baixa autoestima em suas variadas manifestações e também a intervir da forma correta, conforme a Terapia Cognitivo-comportamental.

O Que É Autoestima e Terapia Cognitivo-comportamental – Avaliação e intervenção?

Seu paciente tem problema com a autoestima?

 Hummm… Isso me parece possível e até mesmo verdadeiro. 

Mas como você chegou a esta conclusão?

Autoestima e Terapia Cognitivo-comportamental – Avaliação e intervenção

Autoestima e Terapia Cognitivo-comportamental – Avaliação e intervenção Funciona?

A autoestima tem um impacto imenso no comportamento, causando problemas variados como, dificuldades nos relacionamentos, escolhas ruins, não só nos relacionamentos mas até no âmbito profissional. Esse tema é muito comum na clínica.

Como a autoestima é um conceito multifatorial, talvez por isso os manuais de psicologia não o abordam ou prescrevem tratamentos para essa questão de forma a orientar psicólogos em suas intervenções. Nesse curso a Psicóloga Melissa Fioravante vai propor formas eficientes de tratar as causas da baixa autoestima de forma eficiente no consultório.

Como Funciona o Curso ao Vivo Autoestima e Terapia Cognitivo-comportamental – Avaliação e iIntervenção?

Data Curso ao Vivo

Esse curso ocorrerá ao vivo no dia 01/05.

Com 8 horas de duração, nesse curso você vai aprender: conceituar e compreender o fenômeno conforme aparece na clínica, a avaliar a baixa autoestima em suas variadas manifestações e também a intervir da forma correta, conforme a Terapia Cognitivo-comportamental.

Certificado

Inclui certificado de capacitação de 8 horas, material didático para acompanhar as aulas e material complementar.

Para Quem É Autoestima e Terapia Cognitivo-comportamental – Avaliação e intervenção?

Curso se destina a psicólogos e psiquiatras ou estudantes dessas duas áreas

ESTE CURSO NÃO É ADEQUADO PARA TODAS AS PESSOAS.

Este curso NÃO serve para as seguintes pessoas:

  • Pessoas que não quiserem compartilhar com os demais colegas (sua imagem e voz serão gravados juntamente com as aulas e serão parte do aprendizado de todos).
  • Que não tiverem acesso à internet estável para acessar o conteúdo;
  • Alunos que estejam matriculados entre o 1º e o 6º períodos dos cursos de psicologia;
  • Pessoas que não tenham formação em psicologia ou psiquiatria;

Resultado de Alunos do Autoestima e Terapia Cognitivo-comportamental – Avaliação e intervenção

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Autoestima e Terapia Cognitivo-comportamental – Avaliação e intervenção É Bom?

Muitos profissionais reconhecem a baixa autoestima em pacientes depressivos, ansiosos, adictos, com transtornos alimentares, transtornos de personalidade, com problemas de relacionamentos conjugais, transição de carreira, entre outras diversas situações.

Porém, o “diagnóstico” de baixa autoestima é realizado de forma superficial, intuitivo e sem avaliações validadas. Isso permite que ocorra uma conceitualização inadequada e ineficiente de como intervir, tanto em pacientes clínicos e/ou não-clínicos.

Com mais de 10 anos oferecendo supervisão clínica para psicólogos e alunos de psicologia, uma questão muito comum nesses encontros é: “como ajudar meu paciente a melhorar sua autoestima?”

A maneira equivocada e simplista da compreensão sobre autoestima tem gerado confusão na prática terapêutica. Muitos psicólogos clínicos confundem com autoconceito ou autoimagem. Outros já traduzem para uma linguagem leiga como amor próprio (ou falta de amor próprio).

Esta postura clínica sem base teórico/prática atrapalha diretamente a intervenção em Terapia Cognitiva, interfere na motivação do paciente e sua prontidão para a mudança, além de aumentar as chances de abandono do paciente do processo terapêutico!

E eu quero evitar que você como profissional se sinta desta forma!

Intervir na autoestima amplifica o foco do tratamento para além do diagnóstico!

A autoestima é considerada um importante indicador da saúde mental por interferir nas condições afetivas, sociais e psicológicas dos indivíduos. Interfere, portanto, na saúde, no bem estar e na qualidade de vida da população em geral.

 A autoestima é também um dos principais preditores de resultados favoráveis na adolescência e na vida adulta, tendo implicações em áreas como sucesso ocupacional, relacionamentos interpessoais e desempenho acadêmico

Independentemente de sexo, idade, instrução, formação cultural e tra­balho, todos precisam ter autoestima, pois esta afeta praticamente todos os aspectos da vida; as pessoas que se sentem bem consigo mesmas, sentem-se bem a respeito da vida, estão aptas a enfrentar e solucionar os desafios com maior responsabilida­de e confiança.

Na literatura acadêmica, diversas expressões são utilizadas para definir autoestima. Vou utilizar a que corresponde a uma avaliação do autoconceito formado pelos pensamentos e sentimentos referentes a si mesmo, que podem ser de orientação positiva (auto-aprovação) ou negativa (depreciação). 

A formação da autoestima está relacionada a dois componentes: um cognitivo, que se refere aos pensamentos sobre determinado objeto, e outro afetivo, que determina a atitude positiva ou negativa do indivíduo em relação ao objeto. 

Sua característica multidimensional mostra que a intervenção deve ser diversificada, não havendo protocolos pré-estabelecidos, rígidos e super-generalizáveis. 

E é exatamente por causa desta forma equivocada de ver a prática da Terapia Cognitivo-Comportamental como um conjunto de técnicas isoladas que muitos psicoterapeutas:

  • Não utilizam nem enfatizam instrumentos para avaliação da autoestima.
  • Percebem que o atendimento não avança.
  • Percebem o paciente desmotivado para continuar o processo terapêutico.
  • Avaliam que muitas sessões já ocorreram e o paciente ainda apresenta baixa autoestima.

O tratamento e as intervenções são hídridas, relacionando-se diretamente com a complexidade e cronicidade dos transtornos mentais envolvidos em cada caso particular. 

O Curso Autoestima e Terapia Cognitiva: avaliação e intervenção apresenta uma forma organizada e inédita de compreender a autoestima, suas diversas dimensões e níveis, apresenta uma bibliografia atualizada e as mais eficientes intervenções e técnicas para pensar e sistematizar o atendimento.

Desta forma, o terapeuta compreende as possíveis dificuldades e complexidades do caso, evitando utilizar técnicas desnecessárias e ao mesmo tempo, motivar e aderir seu paciente no processo terapêutico

Autoestima e Terapia Cognitivo-comportamental – Avaliação e intervenção Vale a Pena?

A Autoestima e Terapia Cognitivo-comportamental – Avaliação e Intervenção é uma abordagem que visa promover uma autoestima saudável por meio de intervenções baseadas na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).

A autoestima refere-se à avaliação e percepção que uma pessoa tem sobre si mesma, afetando sua autoimagem, crenças, emoções e comportamentos. Uma autoestima saudável é essencial para o bem-estar emocional e mental de um indivíduo.

A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma abordagem terapêutica que se concentra na relação entre pensamentos, emoções e comportamentos. Ela busca identificar e modificar padrões de pensamento negativos ou distorcidos, substituindo-os por pensamentos mais realistas e construtivos. Além disso, a TCC também visa promover mudanças comportamentais saudáveis.

Na avaliação e intervenção da autoestima usando a TCC, os profissionais de saúde mental buscam entender os fatores que contribuem para a baixa autoestima de um indivíduo. Isso pode envolver a identificação de crenças negativas sobre si mesmo, autocrítica excessiva, perfeccionismo ou experiências traumáticas passadas.

Intervenções para promover a melhora da autoestima

Com base na avaliação, são desenvolvidas intervenções específicas para promover a melhora da autoestima.

Essas intervenções podem incluir:

  1. Identificação e modificação de pensamentos negativos automáticos: Trabalhar com o indivíduo para identificar pensamentos negativos automáticos e substituí-los por pensamentos mais realistas e positivos.
  2. Desafiar crenças negativas: Examinar e questionar crenças negativas sobre si mesmo, buscando evidências que apoiem ou refutem essas crenças.
  3. Reforçar comportamentos saudáveis: Encorajar o engajamento em atividades que promovam o bem-estar e reforçar comportamentos positivos.
  4. Técnicas de relaxamento e autocuidado: Ensinar técnicas de relaxamento, manejo do estresse e promoção do autocuidado.
  5. Estratégias de enfrentamento: Desenvolver estratégias saudáveis de enfrentamento para lidar com desafios e adversidades.
  6. Exposição gradual a situações temidas: Gradualmente expor o indivíduo a situações que desafiam a sua autoestima, ajudando-o a construir confiança e superar medos.

É Seguro É Confiavel?

É importante destacar que a avaliação e intervenção na autoestima utilizando a TCC são realizadas por profissionais qualificados, como psicólogos ou terapeutas cognitivo-comportamentais.

Eles trabalham em parceria com os pacientes, utilizando técnicas e estratégias personalizadas para promover mudanças positivas na percepção de si mesmos e na autoestima.

Em resumo, a Avaliação e Intervenção na Autoestima usando a Terapia Cognitivo-Comportamental são abordagens terapêuticas que visam promover uma autoestima saudável.

Por meio de avaliação individualizada, identificam-se fatores que contribuem para a baixa autoestima e, em seguida, são desenvolvidas intervenções específicas para modificar padrões de pensamento negativos e promover comportamentos saudáveis.

Essa abordagem é realizada por profissionais qualificados e busca melhorar o bem-estar emocional e mental dos indivíduos.

Conteúdo Autoestima e Terapia Cognitivo-comportamental – Avaliação e intervenção

  • Autoestima – Conceitos e Pressupostos
  • Conceitos primos – Autoconceito e Autoimagem como se relacionam com a autoestima?
  • Níveis de autoestima
  • Autoestima e Terapia Cognitiva
  • Autoestima e Transtornos mentais
  • Autoestma e o fenômeno do impostor (síndrome do impostor)
  • Autoestima e redes sociais
  • Avaliação e conceitualização
  • Intervenção: técnicas cognitivas, vivenciais e comportamentais

Bônus

Além deste curso inédito, você receberá:

  • SLIDES DAS AULAS EM PDF PARA DOWNLOAD.
  • TIRA-DÚVIDAS COM A PROFESSORA NO GRUPO EXCLUSIVO DE TELEGRAM.
  • DIÁRIO DE AUTOESTIMA (MATERIAL PARA O PACIENTE).
  • E-BOOK COM 10 TÉCNICAS.
  • 06 ARTIGOS ATUAIS SOBRE AUTOESTIMA.
  • CERTIFICADO DE CAPACITAÇÃO DE 08 HORAS.
  • ACESSO AS AULAS ILIMITADAMENTE POR 1 ANO.

Melissa Fioravante CRP 04/25126

Melissa Fioravante é Psicóloga e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Há mais de 14 anos atuo diretamente com atendimento clínico e supervisão clínica em psicologia, individual e em grupo.

Desde 2016, ofereço cursos de Extensão e Formação em Terapia do Esquema.

Por cinco anos, fui professora e supervisora de estágio de Ensino Superior da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá, Minas Gerais.
Sou sócia-fundadora e professora do Semente Cursos em Psicologia.

Somos referência no campo de ensino online no Brasil.

Desde então, somos mais de 1900 alunos inscritos!

Meu objetivo é desenvolver, capacitar e aperfeiçoar profissionais de psicologia e áreas da saúde através de um ensino de excelência e com metodologia diferenciada.

Amo meu trabalho! Fico satisfeita em saber que a profissão que escolhi permite ajudar muitos pacientes e familiares.

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Como Acessar o Curso Autoestima e Terapia Cognitivo-comportamental – Avaliação e intervenção?

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